Batimetria

Aplicações da Batimetria

– Dragagens de Leitos;

-Estudos Hidrológicos (detecção de erosão submersa, análise de fluxo de água em determinado tempo, medição de -profundidade e mapeamento de leito);

– Furo Direcional;

– Suporte para execução de implantação;

– Instalação de Dutos Submersos.

Mais sobre o método

O método da Batimetria é amplamente utilizado em estudos de travessias, barragens, rios e lagos, onde o método consiste na obtenção de mapas de profundidade e perfis batimétricos de áreas submersas com alta resolução, possibilitando um detalhamento do substrato marinho e respectiva altimetria. O equipamento emite ondas acústicas (ondas de som), onde, posteriormente as captura e calcula a velocidade do som na água (tempo de chegada). Utilizando referências de profundidades diárias, consideramos correções conforme o estado da água e de maré para o processamento de dados.

A ecobatimetria Multibean, também conhecida como multifeixe, usa um range de frequências conhecidas, cobrindo uma determinada área. Atinge o mesmo resultado da Ecobatimetria Single Bean (ou monofeixe), porém, é muito mais rápido, sendo indicado para áreas maiores. O registro de posição é realizado pela localização por GPS Diferencial Instantâneo (DGPS) que proporciona maior precisão de correção por satélites e o software utilizado para gerenciamento de posição e captura de dados é o Hypack.

Rolar para o topo