Eletrorresistividade

Aplicações da Eletrorresistividade

Apesar da interpretação de resistividade não ser particularmente simples, um levantamento eletrorresistivo pode ser altamente valioso. Em alguns casos, é o método de escolhido simplesmente por causa do custo. Por exemplo, em várias áreas é possível determinar com uma acurácia razoavelmente boa a profundidade da rocha embasante com este método. As principais aplicações são relacionadas a aquíferos, contaminação de solos e águas subterrâneas, mapeamento de estruturas geológicas e também pode ser aplicada na exploração mineral.

Mais sobre o método

No método eletrorresistivo, uma corrente direta ou alternada de baixa frequência é aplicada na superfície do solo através de dois eletrodos de corrente, onde ela se propaga no solo e é captada por outros dois eletrodos denominados como eletrodos de potencial. Variações na resistência ao fluxo de corrente que se propagam no solo causam distintas variações nas medidas de diferença de potencial, o que provém informações das estruturas em subsuperfície e dos materiais.

Quando se realiza uma prospecção através da injeção de corrente no solo, têm-se os seguintes problemas:
a) as dimensões do material através do qual passa corrente variam com a geometria do arranjo usado para injetar a corrente;
b) o meio não é homogêneo, pois engloba o solo, a rocha subjacente e a influência do nível freático e de outras rochas intercaladas.

No método da eletrorresistividade existem várias técnicas de levantamentos de campo, onde elas são divididas basicamente em sondagem elétrica e caminhamento elétrico, dentro das quais existe uma grande variedade de configurações possíveis de eletrodos que confere ao método uma grande versatilidade. Normalmente, os ensaios de sondagem elétrica são aplicados quando se deseja uma informação pontual, com observação da variação vertical da resistividade. E o caminhamento é aplicado quando o alvo de interesse é o estudo da variação lateral da resistividade, mantendo-se uma profundidade teoricamente constante.

Rolar para o topo