[vc_row][vc_column]

Sismologia

[vc_column_text]

Realizamos pesquisas geofísicas para os seguintes fins:

  • Instalação de estações sismográficas

A instalação de estação sismográfica é tomada em uma série de etapas. O ponto de instalação é escolhido através da conveniência logística e da área ser apropriada para a captação de tremores (conforme aprovação nos testes de ruído e de susceptibilidade do terreno). Após a escolha do ponto, é feito um estudo prévio da localização epicentral dos tremores, de forma que a estação sismológica se ajuste aos eventos registrados. Após a confirmação, uma equipe é mobilizada para a instalação plena da estação sismográfica para atendimento de condicionantes ambientais e estudos posteriores sobre sismicidade.

  • Monitoramento da sismicidade desencadeada por reservatórios (barragens); 

Sismicidade desencadeada por reservatório é um fenômeno decorrido pela migração de massa de água para um local onde não existia tal carga. A água vai percolando os interiores das rochas-base e cria assim um mecanismo de lubrificação ou pressão de poro. Segundo Vieira et al (2010), o tremor pode não acontecer no local exato da represa, com possibilidade do hipocentro mover-se verticalmente e horizontalmente, afastando-se do reservatório. Em Carmo do Cajuru – MG, há um reservatório que causou grandes prejuízos na população devido a esta migração da localização dos eventos, com tremores de magnitude de até 3,5 mr. O monitoramento é importante para que haja controle sobre o reservatório e prevenção de futuros problemas até para a própria barragem.

  • Mapeamento estrutural de maciços rochosos.

O mapeamento estrutural é feito a partir do estudo da tectônica local e regional. Após medições de mergulhos de camada e contexto geológico, os maciços são ordenados em contexto temporal e espacial, e a partir disso, são elaboradas teorias da origem e dos prováveis futuros da área. Este procedimento é muito utilizado em zonas de minerais densos e zonas de cavernas e dolinas.

Métodos Utilizados: 

  • Sismologia com estações triaxiais (leia mais);

  • Tomografia através de rede sismográfica (leia mais);

  • Função do Receptor (leia mais);

  • Sísmica de refração e reflexão (leia mais).

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Rolar para o topo