Aplicações da Sísmica

A sísmica é o método geofísico mais utilizado na exploração de minerais e petróleo. A Phygeo dispõe de equipamentos de última geração para aquisições sísmicas rasas e possui capacidade de processamento em reflexão e refração das ondas.

Mais sobre o método

Este método de prospecção geofísica consiste na emissão e captação de ondas sísmicas para estimar as propriedades em subsuperfície. A emissão se dá através de uma fonte artificial, de energia controlada, que gera uma onda. Essa onda se propaga no interior da Terra e sofre vários efeitos, tais como refração, difração e reflexão e após a propagação, as ondas são captadas por receptores em superfície e as informações recebidas chegam na estação base. O tempo de chegada de cada frente de onda nos receptores localizados na superfície informa algumas propriedades do que há em subsuperfície.

Refração

A refração ocorre quando uma onda mecânica atravessa um contato entre dois materiais de propriedades distintas. A diferença da velocidade de propagação da onda sísmica causa uma mudança no ângulo que a onda mecânica se propaga. Esse ângulo é chamado crítico quando o ângulo de refração é igual ao ângulo reto, fazendo com que a onda sísmica se propague exatamente no limite dos dois materiais. A partir deste fenômeno, podemos inferir qual a profundidade deste limite (traduzindo-se em espessura de camada), velocidade de propagação e geometria da disposição da camada (se a camada está horizontalizada ou se está inclinada).

Reflexão

Certas dificuldades no estudo de ondas refratadas mudaram o foco para as ondas refletidas. As ondas refletidas têm a mesma origem que as ondas refratadas, porém possuem comportamento diferente. Ao determinar o tempo que uma onda refletida demora até atingir um receptor, é possível estimar a profundidade da estrutura que gerou a reflexão. Pela maneira que ocorre as reflexões e o perfil do registro sísmico, este método se tornou a primeira opção para quem prospecta hidrocarbonetos. Na engenharia é extensivamente utilizado para estudo de águas subterrâneas e estudos ambientais.

Rolar para o topo